quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Batom, blush, base, sombra, lápis ...

Tá faltando alguma coisa na sua necessaire? Saiba mais sobre como começou o uso desde produtos que embelezam e fazem parte do universo feminino.

Se formos abrir a bolsa de todas as nossas clientes temos certeza absoluta que mais da metade terá pelo menos um batom. Afinal, qual a mulher que não gosta de andar bem maquiada, com o batom de acordo com o tom de pele, com os olhos bem delineado ou sem uma mancha na pele? A maquiagem é usada desde a Idade da Pedra, naquela época homens e mulheres usavam uma substância chamada ocre – tinta vermelha – nas áreas dos olhos e cabelos como forma de adorno. No Egito antigo, faraós consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá – o deus sol. A maquiagem sempre foi usada para embelezar e rejuvenescer. Cada período da história teve uma tendência que mais se destacou. No século XV era normal usar as faces cobertas de branco e os lábio bem vermelhos, maquiagem era artigo de luxo. Somente no século XX, com os avanços da indústria química fina que as maquiagens se tornaram produtos de uso geral.

Com a entrada das mulheres no mercado de trabalho a maquiagem ganhou um novo estilo, não deveria ser mais provocante, e sim sóbria, algo natural, com destaque para a boca. O batom ganhou força como símbolo de liberdade das mulheres. Desde a década de 70 que as cores das maquiagens acompanham as coleções de alta-costura. A cada nova coleção há uma nova tonalidade para sombras, delineadores, rímel e batons. Na década de 90, começaram a ser lançados maquiagem com fórmulas evoluídas que protege dos efeitos do solar, hidrata, controla o envelhecimento, garante um efeito de molhado, enfim, que beneficie as pessoas de alguma maneira. Aquela antiga história de que maquiagem não é boa para pele mudou, hoje faz bem.

As mulheres querem ficar bonitas se preocupando com a pele e o bem-estar. Por isso, a indústria brasileira de cosmético está desenvolvendo produtos de acordo com as características locais e climáticas. Aqui, o tipo de pele predominante é a oleosa, assim, as novas fórmulas são mais leve, sem muitos óleos. Atualmente os produtos são multifuncionais, devem ser prático e de fácil manuseio, algo como 3 em 1: batom, sombra e blush, tudo numa embalagem só. Com cada vez mais espaço no mercado, as mulheres têm na aparência (unhas, cabelo e maquiagem) fatores importantes de avaliação profissional. Num país com tanta diversidade cada região tem preferências de cores e tons bem variados. No sudeste e nordeste onde a maioria das pessoas são morenas ou negras, as tonalidades de terracota, verdes, vinhos e vermelhos são bem aceitas. No sul onde as mulheres são de pele mais clara, devido a imigração européia, cores mais claras como rosa para boca e azul para os olhos são as mais usadas. Os brilhos de nuances quentes como marrom ou dourado são os mais utilizados pelas brasileiras.


Veja o passo-a-passo para uma maquiagem simples e básica ideal para o trabalho.

1º Passo: Corretivo
Use o corretivo para reparar pequenas imperfeições da pele, como: olheiras, manchas, espinhas e vermelhões. O corretivo deve ter o mesmo tom da pele, você pode aplicá-lo com a ponta dos dedos, ou com um pincel macio.

No caso de olheiras, aplique em toda a área dos olhos, não esqueça de passar nas pálpebras. Para disfarçar espinhas, aplique o corretivo na ponta dos dedos e depois espalhe sobre a espinha, mas só em cima da espinha. Existem vários tipos de corretivos, os de bastão são mais fáceis de aplicar.

2º Passo: Base

A base é um fluído leve, ideal para o dia-a-dia. Ela deve ser aplicada em todo o rosto, acompanhando o tom da pele. Aplique uniformemente pelo rosto usando uma esponja.

3º Passo: Pó Compacto
O pó compacto fixa a base e deixa o visual aveludado. Use em todo os rosto, não esqueça de aplicar nas orelhas, decote e pescoço.

4º Passo: Cuide das Sobrancelhas
Preencha as falhas da sombrancelha com uma sombra escura, escolha a cor de acordo com o tom do seu cabelo. Para pentear os fios, use rímel transparente.

5º Passo: Sombra
Escolha uma cor de sombra e aplique com o pincel, sobre a pálpebra, de dentro para fora. Escolha um tom mais escuro e faça o acabamento no final do olho. O próximo passo é iluminar a pálpebra. Para isso, aplique uma sombra de cor branca ou bege muito clara, da linha da sobrancelha para baixo, até o encontro da sombra colorida.

O visual fica bonito quando há fusão das cores aplicadas. Para isso, escolha um pincel maior e limpo e esfumasse as cores, fazendo movimentos de dentro para a fora.

6º Passo: Lápis de Olho
Para deixar os olhos mais expressivos, contorne-os por dentro, com um lápis escuro.

7º Passo: Rímel
O rímel melhora muito os olhos caídos. Aplique de baixo para cima e depois de cima para baixo.

8º Passo: Blush
O Blush é usado para dar ao rosto um ar saudável. Aplique-o nas maçãs do rosto, movimentando o pincel de dentro para fora. Mas não exagere, as pinceladas devem ser leves para que o visual não fique carregado.

9º Passo: Batom
Comece contornando a boca com um lápis e depois preencha com o batom. Quem quiser engrossar a boca, deve aplicar o lápis um pouco além da linha da boca, sem exagerar.

10º Passo: Brilho
Para valorizar o sorriso, aplique um pouco de brilho transparente no centro dos lábios inferior e superior. Batons em cores quentes são ótimos para o verão.

Texto: Juliana Pate (repórter) - Colaboradora deste espaço.

Um comentário:

  1. eu sou morena gosto muito de se maquiar mas eu so tenho lapis,baton,sombra,corretivo e blush... o que faço para ficar bonita? e ter um corpo de deixar os homens de boca aberta!exemplo ter uma bunda grande ter bastante ceios ter um cabelo liso e uma barriginha sarada!!

    ResponderExcluir